Monitoramento de Piscicultura
A partir de imagens de satélite, monitoramos a proliferação de cianobactérias em tanques de piscicultura de forma a analisar episódios de off-flavor, no tempo/espaço.
Off-flavor é um problema global na indústria pesqueira que afeta a demanda do mercado e os preços. Esse processo gera qualidade inconsistente do produto, o que pode afetar negativamente a procura pelo consumidor e, por fim, prejudicar o desenvolvimento da indústria e diminuir os lucros para produtores e processadores. Além disso, problemas de off-flavor podem aumentar diretamente os custos de produção para os produtores.
Esse termo está relacionado a gostos e odores desagradáveis ​​e inaceitáveis, sendo que a geosmina (GSM) e o 2-metilisoborneol (MIB) são os dois principais metabólitos responsáveis por causar isso nos ambientes aquáticos. Eles transmitem um odor terroso e de mofo não apenas ao corpo d'água (que pode levar a episódios/problemas de sabor desagradável em sistemas municipais de água potável), mas também aos peixes de água doce cultivados nesses ambientes, o que deteriora sua qualidade e causa rejeição pelos consumidores. A presença desses compostos orgânicos se deve, principalmente, à proliferação de cianobactérias em sistemas aquáticos com altos e desequilibrados níveis de nutrientes, fundamentalmente resultantes de eutrofização. Vale ressaltar que a GSM e o MIB são facilmente absorvidos pelas brânquias e trato gastrointestinal dos peixes cultivados em águas com esse tipo de condição.
Uma vez reprovados na prova, todos os peixes do criadouro estarão inaceitáveis para comercialização até a resolução do problema. Dessa forma, são necessários processos prolongados de depuração dos peixes, mantidos em reservatórios de água limpa, para dissipar gosto/cheiro indesejável em sua carne, se tornando assim aceitável para o consumo. Tal processo atrasa o tempo de criação e abate, bem como interrompe o cronograma normal de fornecimento para o mercado. Além disso, a utilização industrial desse processo exige uma alocação significativa de mão de obra e recursos materiais.
Como é consenso que os episódios de off-flavor resultam de problemas de manejo da piscicultura durante um período que precede a despesca, é de extrema importância o desenvolvimento de estratégias inovadoras no monitoramento da qualidade da água. Para mitigar/remover off-flavor em cultivos de peixes de água doce, é essencial manter uma boa qualidade da água por meio do gerenciamento adequado do ecossistema aquático. Assim, a ORBTY vem investindo em um sistema de monitoramento de cianobactérias por imagens de satélite, associado a outros parâmetros, de forma a emitir um alerta ao produtor em caso de situações propícias a florações. Isso é feito por meio de um aplicativo, auxiliando o produtor a traçar novas estratégias para um melhor planejamento do manejo.
​