top of page
rio_paraiba_sul4.jpg

Satellite monitoring for Anti-Algae project in Sorocaba -SP

We offer reservoir monitoring using satellite imagery for different morphometric and water quality parameters.

ORBTY used satellite monitoring to validate an innovative technology that prevents the development of algae blooms in reservoirs. The Anti-Algae company has developed a solution to reduce algae blooms in reservoirs based on the emission of ultrasound into the water column. This technology affects the algae's buoyancy system, which prevents them from reaching the water surface to perform photosynthesis.

image.png
image.png

O Rio Paraíba do Sul é um rio extremamente importante para o Brasil. Dentro de sua bacia de captação moram cerca de 14 milhões de habitantes que geram um PIB de cerca de 12% do território nacional. No entanto, apesar de sua importância, o rio ainda é pouco reconhecido como um patrimônio natural pela população local, uma realidade que o programa REGENERA propõe mudar através de ações que tragam a população de São José dos Campos (SP) a se reconectar com esse recurso hídrico.

Com relação ao monitoramento das macrófitas, existem dois tipos de mapas disponibilizados na plataforma: a) frequência de macrófitas; e b) época do crescimento das macrófitas. O primeiro mapa, mostra as áreas de ocorrência de macrófitas nas margens do rio Paraíba do Sul. Quanto mais verde, significa que por mais tempo as macrófitas estiveram naquele local. Por outro lado, quanto mais azul, menos tempo, o que sugere novas áreas de crescimento de macrófitas. Já o segundo mapa, mostra a época em que ocorreu o crescimento das macrófitas. Quanto mais vermelho, mais recente foi o surgimento das macrófitas. Essas áreas vermelhas merecem especial atenção, uma vez que são locais onde a qualidade do ecossistema aquático está decaindo.

Além disso, na parte direita da plataforma é exibido gráficos que mostram o monitoramento das macrófitas e da turbidez ao longo do tempo no Rio Paraíba do Sul. O primeiro gráfico mostra a área de macrófitas em hectares ao longo do trecho monitorado de 2016 até 2021. Enquanto o segundo gráfico mostra o monitoramento da turbidez de 1984 até 2021 para uma seção do rio.

Lançamento da rede de cooperação pelo Parque Rio Paraíba do Sul

No dia 26 de setembro de 2021, a ORBTY esteve presente no lançamento da rede de cooperação em apoio ao Parque do Rio Paraíba do Sul, em São José dos Campos (SP), que reuniu startups de tecnologia, instituições de pesquisa, empresas e organizações sociais da cidade. O objetivo da criação do parque é aproximar a população do rio e ampliar a consciência das pessoas sobre a importância da preservação ambiental e, em especial, dos rios para termos uma cidade saudável.

Neste dia, houve o plantio de cerca de 15 árvores nativas nas margens do rio Jaguari, próximo do encontro com o Paraíba do Sul, em local que irá integrar a área do futuro parque, projeto previsto no Plano Diretor de SJC para ser realizado até 2030. Além disso, também houve a apresentação do plano de ação do grupo de cooperação, que envolve monitoramento da qualidade da água, estudos de geoprocessamento, implementação de sistemas de saneamento, plantio de árvores e projetos de sustentabilidade e educação ambiental com a população local e estudantes da rede de ensino.

bottom of page